Quantidade de Páginas visitadas

Colégio Quintino Bocaiúva realizou Provão Online

O Colégio Quintino Bocaiúva realizou nos dias 26 e 27 de novembro, Provão Online, da EJA – Educação de Jovens e Adultos, para Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e Ensino Médio 2º grau. Mais de 100 alunos participaram do Provão que aconteceu nos períodos manhã, tarde e noite. O Provão online é uma oportunidade para aquelas pessoas que estão com poucas disciplinas para encerrar o ensino fundamental ou médio e desejam assim terminar ou avançar em seus estudos. A média para aprovação é 6,0, tanto para o Ensino Fundamental como para o Médio. O Colégio Quintino está realizando matriculas para 2014. As pessoas interessadas em estudar na EJA – Educação de jovens e Adultos, devem procurar a secretaria do Colégio munidos de documentos pessoais, comprovante de residência e histórico escolar da última escola que estudou. Para matricular no Ensino Fundamental 6º ao 9º é preciso ter 15 anos. No Ensino Médio 2º grau, 18 anos.


LEITOR DO ANO

Parabéns para todos os participantes do Concurso “Leitor do Ano” 2013. Especialmente a aluna Lavinia Cristine Senetra do 8º A. Lavinia, foi Classificada na Fase Municipal representando nosso Colégio. Participou na categoria C – 8º e 9º ano. Agora está se preparando para Fase Regional. Boa Sorte!!!



.

Ex. aluno da EJA - Passa em Vestibular da Univel

Esteve no Colégio Quintino Bocaiúva, na tarde do dia 01 de Novembro, retirando seu histórico escolar do Ensino Médio o Ex. Aluno da EJA – Educação de Jovens e Adultos, Waldeci Pio Euflausino. Waldeci concluiu o Ensino Médio no mês de agosto... deste ano e passou no Vestibular de Direito, na Univel - Cascavel. A Diretora Clarice Moscardi e a Vice-diretora, Vilma Ludemann, entregaram o histórico à Waldeci desejando-lhe muitas conquistas e felicidade..

Leitor do ano
Está acontecendo na Fase Municipal o Concurso “Leitor do Ano”. Este ano não está sendo online como proposto em regulamento do NRE. O objetivo do projeto, segundo a professora Edna Filipim, coordenadora do concurso, é desenvolver o hábito da leitura, proporcionando aos pequenos leitores a compreensão, interpretação e posicionamento diante dos fatos narrados nas histórias. No Colégio Quintino Bocaiúva os participantes da Categoria C – 8º e 9º são: Thalia Franciely do 9º B e Lavinia Cristine Senetra do 8º A. Categoria B: Gabriel Henrique de Almeida Luz 7º A, Rafaela Eduarda Silva Oliveira 7º A e Luiz Henrique Guimarães Zulin 6º B. Vários livros foram lidos pelos participantes como: Volta ao Mundo em 52 histórias, Lá vem História Outra Vez, Romeu e Julieta, etc... Parabéns e boa sorte aos participantes!!!


.

 
Aconteceu aplicação do Saep

Aconteceu terça-feira, dia 22 de outubro, a aplicação da segunda etapa da prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica do Paraná (Saep) 2013. A prova está acontecendo em todo Paraná. Os conteúdos das provas são das disciplinas de Língua Portuguesa e de Matemática. No período da manhã acontece das 8h30 às 11h30. À tarde, será das 14h às 17h. Desta forma com os resultados é possível obter um diagnóstico da realidade da educação do Estado, do Núcleo Regional, do Município, da Escola, e ainda de cada turma e aluno avaliado. Os professores poderão ter subsídios para sua prática docente.


.







Colégio Quintino Bocaiúva realiza evento referente à Semana da Pátria e Expõe Cultura Afro-Brasileira e Africana

No dia 04 de setembro o Colégio Quintino Bocaiúva realizou evento comemorativo a Semana da Pátria e Expôs a Cultura Afro-Brasileira e Africana. O evento aconteceu no período da tarde nas dependências do Colégio, envolvendo alunos dos 3 períodos e foi aberta à comunidade.

Foram produzidos Artesanatos, banners, cartazes e ornamentação do palco para o evento.

Na abertura foi entoado o Hino Nacional e da Independência, em seguida a Diretora Clarice Moscardi Sgarioni, agradeceu a todas as pessoas pela presença destacando ainda o trabalho dos professores, funcionários e alunos do Colégio para que o evento pudesse acontecer. “É importante celebrar a Semana da Pátria e a Cultura Afro-Brasileira e Africana, precisamos estar livres do preconceito”, disse a diretora. Fez questão em dizer que Colégio Quintino sempre estará aberto e trabalhando para o bem de toda comunidade.

Após a fala da diretora teve apresentações de danças, capoeira, declamação de poesia, dublagem, desfile, etc. Mesmo com evento, durante toda semana, professores realizaram várias atividades em sala de aula e todos os dias no começo das atividades foram entoados os hinos.

A direção do Colégio agradece os alunos, professores, funcionários e comunidade escolar pela colaboração em mais um evento. E deixa o Colégio sempre à disposição da população de Ubiratã e região.



.


.

.

.

.








Alunos do Colégio Estadual Quintino Bocaiúva prestigiam o 24º Festival de Dança de Cascavel

No último dia 25 de agosto, alunos da Atividade Complementar “Cultura e Arte – Dança“, sobre responsabilidade da Professora Sueli Rodrigues Alves, no Colégio Quintino Bocaiuva, assistiram ao espetáculo do 24º Festival de Dança, realizado no Centro Cultural Gilberto Mayer, em Cascavel, intitulado Prata da Casa, por homenagear artistas cascavelenses conhecidos nacionalmente e internacionalmente. A noite contou com apresentações belíssimas do grupo de danças Vive La Dance, do Colégio Cristo Reis e também da bailarina Gueti Ribas, atualmente residindo e abrilhantando os palcos londrinos. Nessa experiência memorável os alunos puderam vivenciar a dança como sendo uma expressão profunda da alma, através de ritmos que envolviam a dança contemporânea, jazz e outros.



.

.

.









 


Professora em Destaque

Nossa saudação a professora Francisca Massaranduba de Freitas Souza, professora de Língua Portuguesa. Sua garra, dedicação pelo próximo e transparência, chamam atenção das pessoas que a cercam. Especialmente dos alunos. Professora, seu trabalho engrandece a cada dia nosso colégio.  



















 













 


 

Colégios Estaduais e Escola Estadual de Ubiratã Participam da Segunda Etapa da Semana Pedagógica 2013

Nos dias 25 e 26 de Julho, os Colégios Estaduais de Ubiratã: Quintino Bocaiúva, Pe. Jorge Scholl, Professora Maria Gomes Bizerra, e Escola Estadual São João, participaram da segunda etapa da Semana Pedagógica. No Início os alunos do 6 ano do Colégio Quintino, Robert e Lamary cantaram para os Professores e Funcionários abrindo o evento.

.

Em seguida a Doutora Valdirene Razera, Psicóloga, falou sobre a Importância do Auto-conhecimento, enquanto educadores precisamos ter para melhor compreender as necessidades dos educandos, pois sem vínculo não há educação. Somos seres sociais e precisamos de interação. Os educadores precisam ensinar a viver. É preciso ajudar a descobrir os valores verdadeiros que surgem com a investigação de sujeitos livres. A escola é um ambiente cooperativo. O papel da educação é levar as crianças, jovens a transpor seus limites pessoais enquanto ser humano, mas a partir de princípios éticos, morais existenciais. O papel de autoridade de pais e professores é balizar os limites legítimos da consciência humana.



.  

A sala de aula deve ser um espaço de paciência, persistência, capacidade de argumentação e diálogo. As crianças e jovens precisam “construir valores” e pautar seus conhecimentos com regras. A sala de aula precisa ser algo bem mais próximo do mundo dos adolescentes. É preciso considerar que o professor é a segunda figura mais importante para a estruturação do ser humano, principalmente no cunho social. O professor precisa ajudar os alunos a superar seus próprios sentimentos. Isso é ensinar a superação. Abrir um canal de comunicação. Falar eu entendo você. Usar um tempo para ouvir, interpretar, isso aumenta a auto-estima. No turno vespertino, tivemos uma brilhante palestra com a Vice-diretora da Escola Pe. Jorge, Neuza Angelossi,que falou sobre Educação Integral, no Contexto Brasileiro Contemporâneo, da Vulnerabilidade Social e que “...ninguém pode sair do atoleiro puxando-se pelo próprio cabelo”. Por isso a necessidade da Educação Integral. Falou sobre as Bases Históricas, Bases Legais, da Ampliação de Espaços, Intersetorialidade. Concluiu dizendo que é preciso desnaturalizar o olhar. A comunidade precisa estar inserida para educar uma criança.

.

O Professor João Fabris Filho, falou do Desafio que é o Ensino Integral. Parabenizou os palestrantes anteriores dizendo que não é preciso buscar fora o que temos de bom dentro da comunidade. Disse que para trabalhar com a Escola Integral é necessário um Professor diferenciado, que esse profissional precisa de doação, ideal. A Pedagoga Eloiza da Conceição Dias, falou brilhantemente da Organização Pedagógica Curricular, da Matriz Curricular, da Base Comum e da Parte Diversificada da Educação Integral. Disse que o que muda é a metodologia da Parte Diversificada. No segundo dia tivemos a Apresentação e Análise dos Resultados do SAEP 2012 e um Diagnóstico: Análise da Realidade Escolar a partir do PDE Interativo com a Equipe da Área de Ensino do Núcleo Regional de Educação de Goioerê. No turno vespertino ficou a cargo de cada escola fazer a sua Reunião Pedagógica Interna.

.

"Gostaria de agradecer todos os Participantes, Equipe do NRE - Núcleo Regional de Goioerê que esteve presente aqui. Aos  Professores do Colégio Quintino, equipe Pedagógica e Funcionários pelo bom trabalho desenvolvido", disse a diretora do Colégio Quintino Bocaiúva, Clarice Moscardi Sgarioni em suas palavras no encerramento das atividades.

  








Boas Férias!!!!
O Colégio Quintino Bocaiúva deseja a todos alunos e Professores, Boas Férias!!!... E informa que a Secretaria do Colégio está atendendo nos períodos manhã e tarde em horário normal.





.



Colégio Quintino Bocaiúva realizou Festa Junina

O Colégio Quintino Bocaiúva realizou no dia 03 de julho mais uma Festa Junina. A mesma aconteceu nos períodos manhã, tarde e noite. O evento foi aberto para comunidade escolar e os comes e bebes foi gratuito. Teve bolo, doces, maçã do amor, pipoca, quentão, cricri, cachorro quente, etc. Os alunos, professores e funcionários se dedicaram para realizar apresentações e a dança da quadrilha que chamou atenção de todos que ali estavam. A maioria das pessoas vieram trajadas, a caráter para a festa. Uma fogueira de pequeno porte foi montada para dar mais originalidade ao evento. O sanfoneiro seu Mário, se fez presente no período noturno para animar a quadrilha, onde participaram mais de 25 casais. “Agradeço toda comunidade pela participação em nossa festa, inclusive nossos professores e funcionários. Nossa escola sempre esteve e sempre estará aberta para comunidade. Sem essas pessoas nós não conseguiríamos nada”, disse a diretora do Colégio Quintino Bocaiúva, Clarice Moscardi Sgarioni presente na festa.


.

.



.

.








Semana do Idoso
Semana do IdosoSemana do Idoso

Conforme orientação da SEED, o Colégio Quintino Bocaiúva realizou na Semana Referente à Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, diversas atividades marcaram a semana. Palestras proferidas por professores de diferentes áreas do conhecimento, com objetivo de conscientizar os alunos da importância, do respeito que devemos ter a pessoa idosa, da lei, dos direitos cabíveis aos mesmos. Também discussão, comentários, história de vida, experiências vivenciadas, produção escrita, frases alusivas ao idoso, montagem de um mural, vídeos, músicas e visita ao Lar para Idosos em Ubiratã. Na visita ao Lar os alunos puderam conversar, receberam e transmitiram afeto e carinho aos vovôs e vovós ali presentes. Para complementar a visita, cantaram músicas sertanejas, formando um grande coral entre alunos, professores e pessoas ali presentes. “Agradeço a visita feita e peço que venham sempre nos visitar, porque para nós é motivo de honra recebê-los aqui”, disse Lurdes Marinho, Irmã Coordenadora do Lar para Idosos em Ubiratã.

Professores do Ensino Médio do Colégio Estadual Quintino Bocaiúva receberam tablets do Governo do Estado do Paraná.

No dia 04 de junho representantes do Núcleo Regional de Goioerê estiveram no Colégio Quintino Bocaiúva para fazer a entrega de 2 tablets para professores do Ensino Médio. Os professores são: Vilma Ludemann Galdino, professora de filosofia e Cíntia Henrique de Oliveira, professora de história. Os tablets vão ajudar no trabalho em sala e integram o Programa Sala de Aula Conectada, que levará internet sem fio para dentro de todas as salas de aula das escolas estaduais. Além da conexão com a internet, o projeto conta ainda com instalação de lousa e registro de classe digitais.No dia 04 de junho representantes do Núcleo Regional de Goioerê estiveram no Colégio Quintino Bocaiúva para fazer a entrega de 2 tablets para professores do Ensino Médio. Os professores são: Vilma Ludemann Galdino, professora de filosofia e Cíntia Henrique de Oliveira, professora de história. Os tablets vão ajudar no trabalho em sala e integram o Programa Sala de Aula Conectada, que levará internet sem fio para dentro de todas as salas de aula das escolas estaduais. Além da conexão com a internet, o projeto conta ainda com instalação de lousa e registro de classe digitais.

Vem aí...
Mais um arraiá do Colégio Quintino Bocaiúva, festa junina, que acontecerá no dia 03 de julho, nos períodos, manhã, tarde e noite. Muita alegria, descontração, dança da quadrilha, comes e bebes em geral. Vai tá bom dimVem aí...ais sô...
Coordenadora da EJA – Educação de Jovens e Adultos, do Núcleo Regional de Educação de Goioerê visitou o Colégio Quintino Bocaiúva
Coordenadora da EJA – Educação de Jovens e Adultos, do Núcleo Regional de Educação de Goioerê visitou o Colégio Quintino Bocaiúva A família QCoordenadora da EJA – Educação de Jovens e Adultos, do Núcleo Regional de Educação de Goioerê visitou o Colégio Quintino Bocaiúvauintino Bocaiúva teve a honra de receber no dia 05 de junho representantes do NRE de Goioerê e a Coordenadora da EJA – Educação de Jovens e Adultos, Luci Hansen. Segundo Luci, “o objetivo de sua visita no Colégio foi dialogar com alunos, professores, funcionários e direção sobre as conquistas e dificuldades que a Educação de Jovens e Adultos enfrenta. Disse ainda que o trabalho desenvolvido pelo Colégio Quintino nessa modalidade, está de acordo com a proposta da SEED e que isso acontece quando professores, funcionários e direção trabalham em conjunto visando uma Educação de qualidade”. A diretora do Colégio Quintino, Clarice Moscardi, agradeceu a visita e disse que a EJA é motivo de orgulho para a Família Quintino Bocaiúva.






Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito